BIO


Última atualização 19/01/2024


André de Lima, nasceu na cidade de São Paulo em 07 de dezembro de 1989.




ONDE TUDO COMEÇOU
André lembra de seu primeiro desenho, um elefante no prézinho, aos 5 anos de idade. Seus outros riscos aos 7 quando copiava alguns desenhos de seu irmão Anderson, 4 anos mais velho.
No ano 2000, após estudar alguns estilos, gostou de três: o cartum, o realista e o mangá. Fotos de carros, personagens de animação do Pica-Pau e Dragon Ball Z foram seus preferidos.

ADOLESCÊNCIA
A prática diária do desenho, em papel de pão no café da manhã, nas folhas em branco da Bíblia na igreja e na escola pública em todos os seus cadernos, carteiras, lousas fez ele chamar atenção de quem estava a sua volta.

No Ensino Fundamental era procurado por seus colegas para fazer algumas lições de Educação Artística. :D

  • Em 2001 
Aos 11 anos, na escola, conheceu um outro doido e fera no traço, o Alexandre Jakubavicius, que o incentivou a desenhar mais ainda. :D
A produção era quase que uma disputa para saber quem rabiscava mais. 
Desenhos finalizados com canetas e lápis de cor fizeram o ganho dos primeiros trocados acontecer, a partir de R$ 0,25 por desenho. Na época acho que equivalia a 3 ou 4 pães de sal, era uma boa grana :D. Apesar que, os alunos que compravam na escola, ainda queriam um troco por achar caro. kkkkk

A vontade de crescer nessa área fez com que quanto mais detalhes colocasse em um desenho copiado, mais próximos da perfeição julgavam chegar. O desenho de observação, no estilo retrato, em média 5 horas diárias já dava um retorno financeiro, que ultrapassava 100 vezes os 0,25 centavos :D e dava para comprar mais materiais.
  
André e Alexandre, a dupla de arteiros, buscaram cursos de desenho e se especializaram em desenhar pessoas. Em  parceria trabalharam e aplicaram seus conhecimentos com estilos mais rápidos e que davam mais retorno, as caricaturas ao vivo. Gostar de desenhar, estudar e ainda ganhar com isso... Era mais um sonho alcançado.

  • Em 2008 - Com  progressos e bons resultados e com visão mais ampla de mercado, conheceram outras partes das Artes Visuais, onde enxergaram muito além do papel, daí com tempo cada um evoluiu em uma área específica...

Alexandre para a fotografia e design, André no desenho e webdesign. Hoje ambos tem seu negócio próprio, trabalham com o que gostam e sempre que podem mantêm contato compartilhando as aventuras de sobrevivência nesse mundo Visual.

Seguindo a pequena história do André...

VIDA PROFISSIONAL
Profissionalizou-se aos 16 anos, como retratista e caricaturista, ao desenhar pessoas por fotos e ao vivo.
  • 2007 a 2009 - Dos 17 aos 19 anos trabalhou fixo na Caricaturando (atual Karicaturando) em Stands de Shoppings e eventos.
  • Em 2010 abre a sua primeira empresa.
Seguiu trabalhando em eventos com a Karicaturando, CHS Produtora, Officina do Risco e Paula Zambotti. 


Ministrou aulas, como voluntário, de Retratos e Caricaturas na E. E. Ermelino Matarazzo (Segundinho), E. E. Maria Jovita, e na ONG Centro de Educação Popular Comunidade Nossa Senhora Aparecida (CEPCNSA), na Zona Leste de São Paulo.

  • Em 2011, pelo Governo do Estado de São Paulo, deu oficinas de desenho - retratos a grafite e caricaturas na ONG CEPCNSA.

Trabalhou no Parque Ecológico do Tietê, em parceria com a Feira Arte Brasil, desenhando ao vivo.

Atualmente o seu trabalho é especializado em encomendas de retratos, caricaturas por foto e ao vivo. Também trabalha com ilustrações, criações de personagens, identidades visuais e aulas de desenho.

Dos últimos anos para cá vem agitando eventos com as equipes: Karicaturando, CHS Produtora, Officina do Risco, Joaquim Gomes, Quinho Caricaturas, Clayton Cassiano, Alberto Hideo, Studio Karicato e Alex Mágico. 



Projetos

Desenhar Além - Compartilha dicas semanais gratuitas no grupo do WhatsApp para alunos, ex-alunos e amantes dos desenhos. 

Imagem & Semelhança 
Ministra gratuitamente desenho no primeiro semestre de cada ano, em determinados espaços sem fins lucrativos, para a população do bairro de Ermelino Matarazzo. Reuniões já aconteceram na Biblioteca Rubens Borba de Morais e atualmente segue na Igreja Evangélica Cristã Primitiva da Fé.

Alguns links, confira:
> ENCOMENDAR RETRATOS


ESTUDOS e ESPECIALIZAÇÕES
Os principais cursos na área:
  • 2024 - Regressa 5º EAD Licenciatura em Artes Visuais - Universidade Cruzeiro do Sul 
  • 2023 - EAD Design Gráfico, Nano Courses - FIAP 
  • 2020 - Continua 5º semestre em EAD Licenciatura em Artes Visuais - Universidade Cruzeiro do Sul, trancou na pandemia
  • 2013 e 2014 - 4º Semestre em Licenciatura - Artes Visuais (desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, cinema, etc) na Universidade Cruzeiro do Sul com os professores Alfonso BallesteroRita de Cassia JimenezMaria José SpiteriSolange UtuariClaudemir Ferreira e Moacir Simplicio.  
  • 2011 - Curso de Desenho na Quanta Academia de Artes com Anderson NascimentoKlayton Luz e Carlos Luzzi; 
  • 2010 - Designer Gráfico e de Web Designer na S.O.S Computadores;
  • 2006 e 2007 - Desenho Gráfico pela Escolas Profissionais Salesianas com Tobias Fraia;
  • Histórias em Quadrinhos com Weberson Santiago e Sam Hart, na Biblioteca Rubens Borba de Morais;
  • Desenhos Artísticos com Luana Martins na Escola da Família (E.E.Maria Jovita).